O que é topografia e qual sua importância para a construção?
Você sabe que para a execução de um bom projeto, um dos passos vitais é realizar um estudo topográfico do terreno, a topografia não é mesmo?
Afinal de contas, a topografia é a ciência que fornece informações valiosas ao construtor. O estudo topográfico é capaz de ajudar a determinar o melhor local de implantação. Além disso, ajuda a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.
É sobre essa área tão importante para o sucesso do negócio imobiliário que trataremos no artigo de hoje. Quer saber mais sobre isso? Então, siga comigo que te conto!
Definição e conceitos de topografia
A topografia, como você bem sabe, é o estudo da superfície terrestre e de suas características e formas. O resultado desta área do conhecimento é a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas.
A título de curiosidade, a palavra topografia deriva de dois termos gregos: “topos”, que significa lugar, e “graphen”, que quer dizer descrever.
Por definição, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.
Por que topografia é tão importante?
A topografia tem aplicação em vários momentos de um desenvolvimento imobiliário.
O documento é utilizado, por exemplo, no momento da compra do terreno e no desenvolvimento do projeto.
A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.
Na fase de execução da obra, a topografia serve como suporte em diversos procedimentos. Vou te citar alguns exemplos:
- Demarcação dos limites do terreno;
- Locação de nivelamento dos furos de sondagem;
- Demarcação do esquadro da obra;
- Locação de estacas;
- Locação de pilares;
- Nivelamento do terreno;
- Acompanhamento das prumadas dos pilares;
- Nivelamento de pisos e lajes;
- Marcações das áreas de lazer e jardim;
- As-built da obra, entre outros.
- Você sabia que também há aplicações da topografia no pós-obra?
Sim, nesses casos, a topografia pode ser utilizada para fazer o controle da estrutura construída e verificar possíveis deslocamentos, por exemplo. Interessante, não?
Você já deve ter percebido que, quando falamos em topografia, precisão é a palavra-chave, especialmente em áreas relativamente pequenas. Um erro nos ângulos e distâncias ou nas escalas de redução descritas pode significar retrabalho e gastos altos e imprevisíveis.
Imagine a dor de cabeça que pode decorrer de erros de marcação que distorcem o recuo mínimo exigido pela prefeitura. Ou nos dados de planimetria e altimetria. Esse tipo de imprecisão pode levar à não liberação do empreendimento.
Levantamento topográfico em obras
O levantamento topográfico de uma obra consiste em medir divisas, distâncias e diferenças de nível de um determinado terreno.
Há vários métodos usados na obtenção de levantamentos topográficos. Por isso, o mais adequado para ser utilizado depende do tamanho, da escala e da complexidade dos objetos de estudo. Afinal, a escolha da melhor abordagem também depende da acessibilidade e da qualidade da informação existente no levantamento.
Na construção civil, os tipos mais usuais de levantamento topográfico são: o planimétrico e o planialtimétrico. Por isso, vou te falar um pouco mais sobre eles a seguir:
O levantamento planimétrico é o considerado mais simples e elementar. Nele, o topógrafo deve dimensionar as medidas do comprimento e largura do primeiro plano, ou seja, não são verificadas dimensões de altura, por exemplo.
Já no levantamento planialtimétrico, além das medições do comprimento e da largura, o topógrafo também deve estipular as diferenças de altura, a inclinação do terreno e o nivelamento do mesmo.
Levantamento planimétrico ou planialtimétrico?
Em função de suas limitações, de modo geral, o levantamento planimétrico é realizado quando é preciso apoiar a aquisição de um terreno.
Quando o plano é construir sobre determinada área, o levantamento planialtimétrico passa a ser necessário. Afinal, esse levantamento permite conhecer as cotas e verificar se será preciso escavar, aterrar ou fazer terraplenagem.
Assim, vale lembrar que as informações contidas no levantamento topográfico são apresentadas em forma de planta da área e devem ser acompanhadas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
No vídeo abaixo você tem a chance de entender como a topografia foi determinante para o sucesso da execução dessa ponte construída com elementos pré-moldados.